Kaop Park – Parque Tecnológico, Empresarial e Residencial
Como nasceu?
Nasceu para dar respostas às Micro, Pequenas e Médias Empresas, bem como aos jovens recém-licenciados na necessidade de espaços (Edifícios, Escritórios e Apartamentos) para iniciarem as suas actividades profissionais, os seus negócios, estabelecerem as suas empresas e estruturarem a sua vida económica, através do arrendamento estável, não especulativo, de longa duração, num Parque Empresarial com bom ordenamento das actividades, devidamente Regulamentado, com uma gestão profissional centrada na promoção nacional e internacional do Parque, e dos produtos ou serviços das respectivas empresas nele instaladas.
O KAOP PARK, através das suas infra-estruturas autónomas de captação directa de Água no Rio Bengo e potabilização na Estação de Tratamento de Águas – ETA, garante o abastecimento de água a todos os Clientes. Temos uma Estação de Tratamento de Águas Residuais – ETAR, Energia (através de Postos de Transformação com ligação da ENE e também Geradores) e Segurança (activa 24h/24h). Iremos ter, muito em breve, a instalação do cabo de Fibra Óptica, o que fará com que as empresas e pessoas que trabalham ou residam no KAOP PARK, beneficiem deste excelente serviço.
Hoje, o KAOP PARK é um Parque Empresarial com 94 Lotes. Terá 104 Fracções independentes com Edifícios para empresas, no total de 34.485 m2 de ABC já incluindo a zona Retail Park. Tem 9 lotes habitacionais para construção de prédios com 28 Apartamentos T3 cada, no total de 252 apartamentos. Será construído no Lote 26 o Edificio “K.OFFICE” para Escritórios com 8.547 m2 de ABC. Terá 1 Edifício no Lote 17 para DATA CENTER e Centro de Custódia de Documentos. Tem um lote para Hotel de 3 estrelas com 66 quartos e 6 mini suítes. Lotes para construção de um Parque de Astronomia e Planetário.
Tem concluída a obra da Galeria Comercial com 2.900m2 ABC e 11 lojas, onde está instalada a Unitel, Banco BPA, Banco SOL e outras empresas e também tem um Lote para o Templo da Igreja Metodista Unida. Todos os Lotes já têm os respectivos Projectos para licenciamento das construções.
Objetivos:
- – Ser um polo de desenvolvimento económico e empresarial numa zona muito desfavorecida de Luanda, estimular a produção Angolana tentando substituir importações por produção nacional tentando diminuir a necessidade de divisas estrangeiras. Recuperar e tornar a economia mais resiliente na era pós COVID – 19.
- – Área Pós-Incubação, através da utilização de 18 Edifícios, com rés-do-chão e 1º andar, com áreas ajustadas à realidade das Micro, Pequenas e Médias Empresas, bem como a todos os empresários que passaram por um processo de incubação do seu negócio.
- – Atrair e fixar empresas nacionais e estrangeiras com actividades tecnológicas inovadoras, em indústrias ou serviços que contribuam directamente para a redução das importações e criem empregos qualificados, como por exemplo: na Indústria Agro-alimentar2; na Indústria da Reciclagem, de embalagens de papel, plásticos, tinteiros, óleos alimentares, óleos de motores, etc.; fabrico de sacos e outras embalagens com PET/PVC e papel/cartão reciclado, etc.; na Indústria Metalo-Mecânica, fabricando ferramentas e pequenas alfaias agrícolas com e sem motor, etc.
- – Colaborar com o Governo no Ordenamento do tecido empresarial, porquanto a proliferação desordenada de pequenas oficinas ou indústrias ligeiras retira valor às próprias instalações/imóveis co-financiados pelo Estado.
Futuramente, o KAOP PARK contribuirá para o desenvolvimento do País mantendo-se fiel aos objectivos com que nasceu!
Na verdade o KAOP PARK é uma infraestrutura empresarial ímpar em Angola, concebido sob padrões internacionais e podemos afirmar com segurança que na província de Luanda é incomparável quanto à eficiência e racionalidade dos custos, pela inter-complementariedade e operacionalidade do Projecto.
Merece destaque referir a excelente qualidade urbanística, conforme testemunhos que têm sido transmitidos por inúmeros técnicos e empresários nacionais e estrangeiros, e por diversos Ministros e Diplomatas das Embaixadas que têm visitado o KAOP PARK.
É um investimento estratégico porque vai assegurar empregabilidade (cerca de 3.000 postos de trabalho), abrangendo os habitantes das novas cidades como Nova Cacuaco e Kilamba Kiaxi e naturalmente Panguila, Bengo, etc, fomentando efectivamente o empresariado nacional.
Os Países ganham e desenvolvem-se pelo conhecimento e capacidades que criam nos Cidadãos, através das infraestruturas que constroem para estimular a Educação e a Economia e gerar riqueza, criando postos de trabalho e bem-estar para as populações. E é neste paradigma que o KAOP PARK está.
O sucesso do KAOP PARK prestigiará o País, constituirá exemplo para qualquer Nação e atrairá investimento estrangeiro, facilitando parcerias eficazes, capazes de inovar e fazer crescer a produção nacional em sectores estratégicos.